O Projeto Brincando com o Folclore com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, tendo como foco a importância do folclore para os alunos e a comunidade.
As atividades serão desenvolvidas no CRAS, visando ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os usuário do SCFV, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão, elaborando cartazes, painéis, ilustrando textos, leituras, dobraduras e atividades variadas.
O conjunto das atividades constantes no projeto de trabalho será desenvolvido de forma lúdica e prazerosa, transformando as aulas em momentos alegres e descontraídos.
TEMA: Brincando com Folclore
JUSTIFICATIVA
O SCFV-PETI, tem como um de seus objetivos mostrar a importância da cultura para a sociedade,vem mostrar que resgatar é vivenciar nossas raízes culturais, é um dos segredos mais importantes para que o homem compreenda seu papel na história.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar.
Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Entende-se que a história de um povo se faz a partir de como manifesta seus sonhos e desejos.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para promover o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.
OBJETIVO GERAL
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Repassar valores culturais;
Reconhecer a importância cultural do folclore;
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
Desenvolver e estimular a coordenação viso motora;
Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
Desenvolver o habito da pesquisa;
Observar estrutura e características culturais;
Estimular raciocínio e atenção;
Desenvolver aØcriatividade.
CONTEÚDOS
Conteúdos Conceituais
• Contos de Lendas; Provérbios, danças e Músicas folclóricas, Adiviações, Trava-Língua.
Conteúdos procedimentais
•Jogos e brincadeiras.
Ø AMARELINHA
Ø CABO DE GUERRA
Ø CABRA CEGA
Ø
QUEDA
DE BRAÇO
Ø
PASSA-ANEL
Ø ESCONDE-ESCONDE
Ø DANÇA
DA CADEIRA
Ø BATATA
QUENTE
Ø CANTIGA
DE RODA
Ø PÉ DE LATA
Ø BOLINHA DE GUDE
Ø RODA PIÃO
Ø PEGA-PEGA
Ø PIPA
Ø QUEIMADO
Ø PULAR CORDA
CONCEITOS ATITUDINAIS:
• Interesse e respeito pela sua cultura.
• Preservação pela tradição de seus costumes.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, parlendas, provérbios, lendas, mitos, contos, tabelas, cálculo mental, dobraduras, atividades de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos e todos que foram realizados em sala e alguns como pesquisa extraclasse referente ao tema.
AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Giovanni Oliveira Pereira
Coordenador
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