Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

O Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Peti atende mais de 820 mil crianças afastadas do trabalho em mais de 3,5 mil municípios. O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeito de direito, protege-as contras as formas de exploração do trabalho e contribui para o desenvolvimento integral. Com isso, o Peti oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária;

As famílias do Peti têm compromissos que devem ser observados. Cabe a elas o comprometimento da retirada de todas as crianças e adolescentes de até 16 anos de atividades de trabalho e exploração e a retirada de todas as crianças/adolescentes até 18 anos das atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil.

Na área da educação, é necessário que crianças ou adolescentes de 6 a 15 anos possuam matrícula e frequência escolar mínima de 85%. Para os adolescentes de 16 e 17 anos de idade, a matrícula e a frequência escolar mínima devem ser de 75%.

Na área de saúde, cabem às gestantes e lactantes o comparecimento às consultas de pré-natal e a participação nas atividades educativas sobre aleitamento materno e cuidados gerais com a alimentação e saúde da criança. Para as crianças menores de 7 anos, é exigido o cumprimento do calendário de vacinação e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

Na área da assistência social, é exigido que as crianças e adolescentes de até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil possuam a frequência mínima de 85% da carga horária relativa aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica.

ACÕES DESENVOLVIDAS 2011

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE


PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE


O Projeto Brincando com o Folclore com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, tendo como foco a importância do folclore para os alunos e a comunidade.
As atividades serão desenvolvidas no CRAS, visando ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os usuário do SCFV, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão, elaborando cartazes, painéis, ilustrando textos, leituras, dobraduras e atividades variadas.
O conjunto das atividades constantes no projeto de trabalho será  desenvolvido de forma lúdica e prazerosa, transformando as aulas em momentos alegres e descontraídos.

TEMA: Brincando com Folclore

JUSTIFICATIVA

O SCFV-PETI, tem como um de seus  objetivos mostrar a importância da cultura para a sociedade,vem mostrar que resgatar é vivenciar nossas raízes culturais, é um dos segredos mais importantes para que o homem compreenda seu papel na história.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar.
Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Entende-se que a história de um povo se faz a partir de como manifesta seus sonhos e desejos.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para promover o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

OBJETIVO GERAL

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Repassar valores culturais;
 Reconhecer a importância cultural do folclore;
 Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
 Desenvolver e estimular a coordenação viso motora;
 Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
 Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
 Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
 Desenvolver o habito da pesquisa;
 Observar estrutura e características culturais;
 Estimular raciocínio e atenção;
 Desenvolver a
Øcriatividade.

CONTEÚDOS

Conteúdos Conceituais

• Contos de Lendas; Provérbios, danças e Músicas folclóricas, Adiviações, Trava-Língua.

Conteúdos procedimentais
•Jogos e brincadeiras.

Ø   AMARELINHA
Ø   CABO DE GUERRA
Ø  CABRA CEGA
Ø  QUEDA DE BRAÇO
Ø  PASSA-ANEL
Ø  ESCONDE-ESCONDE
Ø  DANÇA DA CADEIRA
Ø  BATATA QUENTE
Ø  CANTIGA DE RODA
Ø  PÉ DE LATA
Ø  BOLINHA DE GUDE
Ø  RODA PIÃO
Ø  PEGA-PEGA
Ø  PIPA
Ø  QUEIMADO
Ø  PULAR CORDA


CONCEITOS ATITUDINAIS:
• Interesse e respeito pela sua cultura.
• Preservação pela tradição de seus costumes.

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, parlendas, provérbios, lendas, mitos, contos, tabelas, cálculo mental, dobraduras, atividades de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos e todos que foram realizados em sala e alguns como pesquisa extraclasse referente ao tema.

AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Giovanni Oliveira Pereira
Coordenador

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Uma homenagem é essa grande pessoa que faz parte de nossas vidas, Obrigado PAI.

SCFV( Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ PETI)


Meu grande amor

Pai palavra doce e bonita.

Pessoa de fibra, coragem eu amo amar você.

Na vida às vezes a gente por medo ou vergonha deixamos de dizer

o que sentimos e às vezes isso pode ser ruim, pois quando você

desejar dizer já pode ser tarde demais, por isso que eu todos os dias demosntro,

falo e assumo que você é a razão de meu viver, és meu grande amor,

amigo, confidente enfim você é tudo para mim.

Te amo mais que tudo nesta vida e obrigado pelos conselhos,

pelas lágrimas que não deixastes cair, pelo abraço, pelo beijo,

pelo sono velado. Meu herói especial beijos e feliz dia dos pais .

Obrigado por ser esta pessoa maravilhosa…